segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Justiça e sabedoria legalistas não nos tornam mais santos - Ec 7.16, 17

      O pecado nos deixou depravados. Nossa natureza é pecaminosa. Por isso há um impulso para o desregramento - que em muitos casos - ultrapassa os padrões de vida diários.
1) Esta situação produz o orgulho. E este orgulho, normalmente se mascara de justiça. Muitos se sentem superior em relação aos outros.
      A pessoa se torna Moralista, ou seja ,excessiva em preocupações morais. Se torna sabia em si mesmo. Se considera intocável. Todos os outros são profanos. - Is 65. 1- 5a(NVI) "...povo obstinado, que anda por um caminho que não é bom, seguindo suas inclinações;(...); esse povo diz: 'Afasta-te! Não te aproximes de mim, pois eu sou santo." - 'Sou mais santo do que tu.'
2) O que Deus pensa dessas pessoas?
    - Is 65.5b "...Es no meu nariz como fumaça de fogo que arde o dia todo." - Algo que incomoda.
3) Esses que se acham mais santos que os outros estão MACAQUEANDO o respeito a Deus. Se acham mais puro do que Deus, que é Santo, Santo e Santo.
4) Devemos sim, estar dispostos a brigar pela singularidade de Cristo, das Escrituras e da igreja;pela sã doutrina. Pelo ideal de santidade... . Pois devo entender que o erotismo tem substituído o espiritual.
5) Apesar do pecado humano, Deus continua a preservar e a enriquecer o mundo. O retiro 'espiritual' para afastar-se do 'mundo' não é aprovado nem recompensado por Deus - Jo 17.15 "Eu não te peço que os tire do mundo, mas que os guardes do Maligno."
     Devemos sim, ser diferentes,observar os preceitos morais de Deus : bons costumes, brio ,vergonha. Evitando a Licença indecente.
    - Não perder a dignidade - Rm 12.2 "Não se amoldem ao padrão deste mundo, ..."
      Ef 4. 17 - 19 "Assim eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram `a depravação, cometendo com avidez toda especie de impureza."
    - Não podemos incorporar qualquer auto-absorção terrena das pessoas deste mundo, para não nos tornarmos mundanos. - Mundano: alguém que é vitima do materialismo. Indiferente a respeito de Deus. Pessoa que busca prazer, lucro e posição com exclusão de qualquer outra coisa. - 1 Jo 2.15-17 "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provem do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."NVI.
6) Por outro lado, não podemos ser gente que tem medo do lazer. Precisamos de Equilíbrio.
    Equilíbrio não anula o cristão de ser radical com relação ao Reino de Deus.
    Tenhamos Jesus como exemplo para nosso equilíbrio - Ele era radical. Amava a Palavra. Pregava a sã doutrina.- Se não for assim, nos tornaremos gente desequilibrada, neurótica.
    Jesus frequentava festas, casamentos, comia com pecadores. Tocava o intocável.
    Não é o deixar de ver, ouvir, guardar dias, usar (deixar de usar) isso ou aquilo que vai restringir o pecado ou levar alguém a Deus - no máximo torna a pessoa melhor e, mais nada.
    Obviamente que não estou fazendo apologia a libertinagem. - Gl 5.13"..., porem não useis da liberdade para dar ocasião `a carne." - A liberdade que os cristãos tem não é a base a partir da qual eles podem pecar livremente e sem consequências.
7) Devemos aprender e aceitar que, nem tudo na/da nossa cultura é pecaminoso ou do diabo.
    O equilíbrio bíblico é - santidade-sanidade-lazer-prazer-literatura-arte-fé-piedade e brasilidade.Vivamos a fé e a festa.(Revmo Bp Robinson Cavalcanti).
     A recomendação do Senhor é: apartar-se do mal. Sem hipocrisia ou farisaísmo.
     Que Deus nos abençoe. Amem!

Pr. Rubcler M.Rocha
Brasilia,DF 16 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário