terça-feira, 1 de maio de 2012

Soberania Divina

          Alguns tem interpretado que "... até Deus consumar a Historia, Ele tem limitado Seu poder e governo supremo neste mundo,... que essa auto-limitação da parte de Deus é apenas temporária;..."(Bíblia de Estudo Pentecostal pg 105). Pensam que por causa da atuação maligna no mundo - 1 João 5.19 e 2 Corintios 4.4 - Deus  se limitou no Seu Poder e Soberania (tornou-se um Deus pequeno).
          A atuação do diabo no mundo, essa sim, é limitada. Jó 1.12. Ele tem que pedir permissão ao Todo Poderoso Deus. "...o diabo é como um cachorrinho de madame, preso por uma coleira, ele vai só até onde ela deixa..."( Pr Adalino Inácio Sobrinho- AD Min.do Guara-DF). Ou seja, o diabo é limitado pelo poder de Deus.
          Evangelho de Lucas 11.21,22 "Quando o valente, bem armado,guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porem, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos." - Valente : o Diabo / o Mais Valente:Jesus Cristo.
     1) Deus é Soberano sobre toda a vida humana. O que parece obra do acaso é, realmente, parte do desígnio de Deus. Provérbios 16.33 "A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do SENHOR.". Devemos aprender com a Doutrina da Providencia Divina que, ninguém nunca está preso `a sorte, `a casualidade, ao acaso ou ao destino. "... o acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído..."  só para os Titãs.
     2) Deus supervisiona o curso da ação humana para atingir seus bons e determinados propósitos. E isto não tem nada a ver com fatalismo, que é uma noção (pagã) afirmando que tudo que fazemos e tudo que nos acontece é fixado de antemão. Leva a pessoa a crer que tanto o bem quanto o mal são absolutamente pre-determinados e inalteráveis.Determinismo Absoluto.
         A providencia de Deus no caso de José - Gn 45.4-6 ; 50.19,20 - não minimiza a responsabilidade dos seus irmãos. Cada pessoa é RESPONSÁVEL por seus atos (impensados).
         No caso da morte de Jesus Cristo - Atos 2.23 ; 4.28 - Jesus morreu pelo desígnio de Deus, - Ap 13.8 "... Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."(ARC) - mas, sua morte foi lançada sobre judeus e gentios. Eram pessoas perversas.
      3)A providencia de Deus na questão do mal, que atinge a todos.
      Lucas 13.1-5. O foco de Jesus está no arrependimento não na tragedia. Deus está totalmente no comando do Seu mundo. "Sua mão pode estar escondida, mas Seu governo abrange TODAS as coisas."
      Deus usa o mal para Testar e Disciplinar aqueles a quem ama - Hb 12.4-14.
      Deus, também, está  no controle sobre o sucesso externo e fracasso na vida do homem - Salmos 75.6-7; Lucas 1.52.
      Deus, como Soberano, dirige os evento da Historia ( que acontecem segundo sua vontade permissiva e Seu cuidado - Bíblia de Estudo Pentecostal).
      4) Deus transforma aparentes desgraças em bençãos:
          - Rute 2.3,12 ; Ester 5.5-8; 6.1,4,5.
          - Na vida daqueles que o buscam com sinceridade e fé. Deus zela pelos que lhe são fieis - Romanos 8.28 "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu proposito."
          - Deus  é soberano sobre a aflição humana (dos seus) - Sl 119.67,71.
            "Deus cuidará de ti
              No teu viver, no teu sofrer; Seu olhar te acompanhará; Deus velará por ti..." Harpa Cristã 4


Pr Rubcler Monteiro Rocha
Aexania,GO 1 de maio de 2012
       
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário