sexta-feira, 15 de junho de 2012

Esperança cristã...

      A "teologia da prosperidade" vai contra o ensino de Jesus sobre o não acumular tesouros na terra - Mt 6.19-21(B. Jerusalém) "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões  arrombam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus, onde nem a traça, nem o caruncho destroem e onde os ladrões  não arrombam nem roubam; pois onde está o teu tesouro aí  estará também teu coração."
       A teologia da prosperidade torna a pessoa gananciosa, hipócrita - Mt 23.25 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança!". Sendo que a recomendação bíblica é : "Se, pois, ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está  sentado `a direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra, pois morrestes e a vossa vida está  escondida com Cristo em Deus: quando Cristo, que é  a vossa vida, se manifestar, então vós também com ele sereis manifestados em gloria."- Cl 3.1-4(B.J.).
        Aqui, neste mundo, somos peregrinos - "Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros neste mundo, a que vos abstenhais dos desejos carnais que promovem guerra contra a alma." 1 Pe 2.11.
        O ensino bíblico é que os crentes sejam desapegados de riquezas e ter uma lealdade integral para com Deus e, neste contexto, ninguém pode servir a dois senhores - a pessoa é um escravo ou de Deus ou do dinheiro(mammon) - E, servir a mammon  é idolatria. A preocupação (que excede o limite permitido) sobre as coisas materiais é um sintoma de adoração a  mammon.
        Esta teologia(prosperidade) nega a tradição cristã. Nega a fé cristã - onde muitos - e João; ao escrever o Apocalipse, estava exilado por causa de sua fé  em Cristo - ou, vão dizer (os pregadores da prosperidade) que ele estava preso por lhe faltar fé? Ele, João, não era prospero por não determinar vitoria para sua vida?
         Na época em que foi escrito o Apocalipse, a Igreja, o novo povo eleito de  Deus, acabara de ser dizimada por uma sangrenta perseguição, desencadeada por Roma, instigada pelo Diabo - Esta Igreja, perseguida, não tinha fé para serem prósperos e viverem felizes?
         Deus é dono absoluto dos destinos humanos. 
         - A verdadeira prosperidade (para a igreja ) é se reerguer e robustecer em seu animo  para encarar o sofrimento, a perseguição. A afirmação, nestes momentos é: "Não temas..." Jo 16.33.
         - A verdadeira prosperidade trata de valores eternos. Pois, Deus está com seu povo, que Ele uniu consigo na Pessoa de Seu Filho, o Emanuel - Deus Conosco- e, a Igreja deve viver dessa promessa.
         Os crentes nada tem a temer, mesmo que tenham de sofrer MOMENTANEAMENTE  pelo nome de Cristo, pois, eles obterão a vitoria definitiva contra o Diabo e todas as suas maquinações. O sacrifício de Cristo conquistou a vitoria decisiva, e sejam quais forem os males que sofra, a Igreja, não pode duvidar da fidelidade de Deus.
        Eis a esperança cristã.   Amem!

Pr Rubcler Monteiro Rocha
Alexania, GO 15 de junho de 2012   

Nenhum comentário:

Postar um comentário