domingo, 9 de dezembro de 2012

Amor e bondade de Deus - Salmos 145.9

                   Mostrando o amor de Deus pelo Seu povo e o ódio d'Ele pelo réprobo, houve um reboliço. Diziam:" Deus ama todo homem. - Jesus morreu pela humanidade. Ele quer que todos se salvem. - Nós sabemos que quem não recebe Jesus vai para o inferno mas, você não precisa falar dessa forma. Tem que ir devagar." Alguém, para aplacar o falatório, veio com a seguinte solução: "Deus ama o pecador, mas, odeia o pecado."
1) A bondade de Deus - " A perfeição de Deus o leva a tratar benévola e generosamente todas as Suas criaturas. ... Deus é absolutamente bom em Si mesmo(...) Ele ama as Suas criaturas racionais por amor a Si mesmo. Ele nem mesmo retira completamente o Seu amor do pecador em seu estado pecaminoso atual, apesar de que o pecado deste é uma abominação para Ele, visto que, mesmo no pecador, Ele reconhece um portador da Sua imagem. Mt 5.44,45. Mas, Ele ama os crentes com amor especial, dado que os vê como Seus filhos espirituais em Cristo. É a estes que Ele se comunica no sentido mais rico e mais completo, com toda a plenitude da Sua graça e misericórdia - João 16.27; Romanos 5.8; I João 3.1." Louis Berkhof-Teologia Sistemática, Ed Cultura Cristã.
O Evangelho é boas-novas para o homem caído. Deus poderia ter destruído todo este mundo pecaminoso, mas, decidiu enviar Seu Filho para salvar pecadores - Lc 19.10.
2)Ainda que algumas pessoas pareçam ser honestas, boazinhas, sinceras. Elas tem o germe do pecado. Sua natureza é corrupta. Sua inclinação é para o mal. São orgulhosas, arrogantes, portanto, pecadores. Destituídos da gloria de Deus - Isaías 59.2; Rm 3.23 - Separados de Deus. Destinados ao inferno.    Salmos 7.12 "Se o homem não se arrepende, Deus afia a sua espada, arma o seu arco e o aponta, prepara as sua armas mortais e faz de suas setas flechas flamejantes."
O homem por natureza é filho da ira. Ira de Deus. Deus é amor. Sim! Deus é amor, por isso mesmo é que Ele julga e condena todo pecador não regenerado, ou seja, nascido de novo. - Jo 3.7.
3) Deus ama o pecador se, este estiver em Cristo - I Tm 1.15 .
    Deus ama aquele que é justificado por Ele( declarado justo; livre da condenação, Rm 8.1). Cristo morreu  especificamente "por nós", os que agora cremos e estamos justificados mediante a nossa fé.
4) O valor da morte de Cristo é infinito.
     Todos os que aceitam a Cristo pela fé encontram misericórdia.- Jo 6. 35, 47-51,54-57; Rm 1.16; 10.8-13.
5)Como entender o ódio de Deus pelos ímpios?
  1º)Deus decretou certas coisas, que mesmo que Ele deseje o contrário de Seu decreto, Ele não muda - Pv  16.4.; Rm 9.21-23.
  2º) Em tudo Deus é justo, Ele não é um tirano.
  3º)Deus também, desejou e se alegrou na morte dos filhos de Eli - I Samuel 2.12-25. ; Deuteronômio 28.63.
 Como diz o pr John Piper:  ... Deus deseja um estado de coisas em um sentido que Ele desaprova em outro. Deus quis endurecer o coração de alguns homens para eles se tornarem obstinados em comportamentos pecaminosos, o qual Ele desaprova.- Dt 2.30.
Então, não vamos nos iludir e nem iludir a outros com chavões do tipo "Sorria, Jesus te ama!
Precisamos falar a Palavra do Senhor "Arrependei-vos e crede no Evangelho! - Deixe o perverso o seu mau caminho e volte-se para o Senhor, para ter seus pecados perdoados!
"Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito:É necessario que vocês nasçam de novo.". Pois,"...: Ninguem pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espirito." Jo3.7 e 5.
AMEM!

Pr Rubcler Monteiro Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário